Saúde e Beleza em Casa: O Kit Básico

 

Para ter unhas bonitas, saudáveis e sempre deslumbrantes, você não precisa gastar fortunas no salão. É possível montar um kit básico em casa e, aos poucos, aprimorá-lo.

A lista a seguir vai ajudá-la a organizar uma frasqueira completa de cuidados essenciais para as unhas, além de acessórios de decoração capazes de criar looks elegantes, divertidos e originais. Basta usar a sua imaginação!

 

ALICATES:

Não podem faltar. Existem basicamente dois tipos de alicate: um maior e mais resistente para cortar as unhas e outro menor, usado para remover peles soltas e cutículas. Vale a pena ainda ter na frasqueira uma tesourinha de ponta fina e um cortador de unhas.

 

REDUTOR DE CUTÍCULAS E ESPÁTULA:

A maioria dos profissionais não recomenda a remoção das cutículas, pois elas protegem as unhas de doenças e infecções. Daí a importância do redutor de cutículas, que, além de diminuí-las, tem também a função de hidratá-las. Se preferir tirá-las, empurre-as com a espátula e, com o alicate menor, remova apenas o excesso. Isso evitará lesões.

 

LIXA PARA OS PÉS:

Use com parcimônia, apenas para eliminar calosidades, por exemplo na região dos calcanhares. Dê preferência às versões descartáveis, que utilizam refil.

 

LIXAS DE UNHAS DESCARTÁVEIS E POLIDORES:

Faça um estoque. Existem lixas de diversos tamanhos. Servem para aparar as unhas e acertá-las. Embora existam modelos de metal, dê preferência às descartáveis. Isso evitará possíveis contaminações. Os polidores também são imprescindíveis: removem imperfeições e manchas da superfície das unhas.

 

PALITOS:

Encontrados em diversos materiais, como madeira e plástico, os palitos são como as lixas. Procure ter um estoque e dê preferência às versões descartáveis. Além da velha função de retirar os resquícios de esmalte dos cantinhos, eles auxiliam na decoração das unhas.

 

BASE:

Não deixe de usá-la. Além de preparar a unha para receber o esmalte, facilitando sua fixação, a base ainda evita manchas causadas muitas vezes por produtos químicos contidos nos esmaltes.

 

ESMALTES:

Existem inúmeros tipos de esmaltes, para alegria da alma feminina!

– Cremoso: é o esmalte que todo mundo conhece, de cor lisa, sem nenhum efeito diferente. Disponível em diversas cores.

– Cintilante ou perolado: com partículas bem fininhas de brilho, é aplicado depois do esmalte cremoso, para dar um acabamento suavemente brilhante.

– Jelly: tem textura mais gelatinosa que a do cremoso e costuma ser mais transparente.

– Shimmer: transparente como a base, leva brilho na composição.

– Glass flecked: com minúsculas partículas de vidro misturadas a uma base gelatinosa, é um esmalte bastante brilhante.

– Metálico: como o nome já diz, conferem o aspecto metalizado, em geral nos tons de prata, cobre e ouro.

– Emborrachado: praticamente isento de brilho, dá aparência de unhas de borracha.

– Holográfico: duram pouco, mas são intensos. Funcionam como prismas, mudando de cor conforme o ângulo sob o qual a unha é vista.

– Magnético: é só passar uma camada e aproximar um imã para ver o resultado! Dependendo de como as partículas metálicas dos produtos se reorganizam, surgem padronagens espetaculares.

– Glitter: com partículas brilhantes, que podem ser grossas ou finas, tem em geral base jelly e transparente.

– Craquelado: cria um efeito rachado interessante, mas não atua sozinho; deve ser aplicado sobre uma camada de esmalte cremoso comum.

– Sheer: é aquele tipo de esmalte bem clarinho, muito usado para fazer francesinha.

 

EXTRA-BRILHO:

Não dispense! Ajuda a prolongar a durabilidade do esmalte e disfarçar as bolinhas; além disso, dá um lindo acabamento envernizado. Se você fizer as unhas no sábado, reaplique-o ao longo da semana para renovar o brilho do esmalte.

 

ALGODÃO E REMOVEDOR DE ESMALTE:

Tenha algodão em estoque. Pode ser em bolas ou discos. Poucas coisas em um visual são tão feias quanto unhas com esmalte descascando. Tire sem dó! Dê preferência aos removedores sem acetona, que não ressecam a unha e não deixam manchas. Os lenços removedores também são muito práticos. Sem acetona na fórmula, rendem bastante e costumam eliminar o esmalte sem muito esforço.

 

TOALHA:

Possui mil e uma utilidades. Além de enxugar, protegem a superfície sobre a qual as unhas são feitas. Tenha uma para as mãos e outra para os pés. Lave-as periodicamente e não as misture com as toalhas de banho ou de rosto de uso contínuo.

 

CUIDADOS ESSENCIAIS:

Se você costuma ir ao salão, certifique-se de que todos os instrumentos cortantes sejam esterilizados em estufas ou autoclaves (aparelhos que usam o calor úmido para eliminar todo tipo de germe). Lixas e palitos devem ser descartáveis. se tiver dúvida, leve a sua frasqueira.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s