Jardins – Cuidados Essenciais

 

* Dicas úteis para a beleza do seu jardim:

– Se a nova muda que você for plantar no seu jardim vier em saco plástico ou de nylon, retire-o para enterrar a muda; se vier em lata, retire-a, se a porção de terra em volta da muda estiver bem firme, ou retire apenas o fundo da lata se não estiver; e se a muda vier em saco de estopa ou em embalagem de madeira, não precisa retirar, pode enterrar tudo junto.

– Informe-se sempre a respeito do desenvolvimento da mudinha que você quer plantar para não ter problemas depois, porque a planta que está crescendo demais e não há espaço suficiente para isso, ou porque as raízes dela são muito agressivas e você a plantou próximo ao encanamento.

– Ao cultivar plantas em vasos, escolha sempre os que têm furos de drenagem no fundo, para facilitar a eliminação do excesso de umidade.

* Folhas e caules murchos:

A planta pode estar ressecada ou encharcada. Observe. Se estiver ressecada e a planta estiver direto no solo, afofe-o e regue em seguida; ou se estiver em vaso, mergulhe-o numa bacia cheia de água, deixe algum tempo e depois retire-o da água, deixando escorrer o excesso. Se estiver encharcada, suspenda as regas e observe as raízes: se estiverem dando sinais de apodrecimento, faça um replantio.

* Folhas manchadas:

Excessos de nutrientes, de água e/ou de luz solar podem manchar as folhas de suas plantas. Portanto, observe esses elementos e controle-os.

* Queda de flores, botões ou folhas:

Verifique se sua planta está tendo iluminação adequada (flores precisam de mais luminosidade que folhagens), verifique se a temperatura é compatível com a espécie (plantas floríferas são muito sensíveis à temperatura, podendo perder botões e flores em épocas mais quentes) e, ainda, se ela está recebendo água na medida certa (água em excesso pode fazer brotos e botões apodrecerem, assim como falta de água pode fazê-los ficar ressecados).

* Crescimento lento:

Em geral, plantas param de crescer por problemas de nutrição. Talvez você não esteja fornecendo os nutrientes adequados para sua plantinha, ou, se ela estiver plantada há muito tempo em um mesmo vaso, a terra pode estar compactada demais e os nutrientes que você põe não conseguem chegar até as raízes, havendo a necessidade de replantá-la, de preferência em um vaso maior.

* Para ter flores o ano inteiro:

Ao montar seu jardim escolha espécies que florescem em épocas diferentes; assim, quando a época de uma terminar, a de outra estará iniciando.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s