Como Fazer

 

Existem no mercado diversos modelos de aparelhos para preparar sucos, dos liquidificadores às centrifugas. Opte pelo que atende melhor a sua família e que possa ser utilizado diariamente. É importante ressaltar que a elaboração de sucos com centrífuga elimina as fibras dos alimentos. Nesse caso, adicione uma fonte externa de fibras, como aveia, quinoa, linhaça ou biomassa de banana verde, após o preparo do suco. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade, além de ajudar a controlar o colesterol e a glicemia (taxa de açúcar no sangue).

Para fazer o suco, é necessário cortar os ingredientes em pedaços ou rasgá-los (como no caso das folhas), de forma a facilitar seu manuseio e manter seu valor nutricional. Também é aconselhável que a manipulação dos ingredientes ocorra próximo do horário de preparação para evitar a oxidação e, consequentemente, perda de nutrientes. Procure dar preferência a alimentos frescos, da estação e com cores vivas, a fim de garantir melhor qualidade. Uma das razões para se produzir o próprio suco é a possibilidade da escolha dos ingredientes nutricionalmente mais adequados às necessidades individuais do momento.

Sempre que possível, inclua frutas ricas em água, como melão e melancia, junto com suas sementes, que são fontes de cálcio. Ao escolher uvas, opte pelas mais viçosas. Ao preparar sucos com maçã, retire as sementes e use a casca, que contém pectina, uma fibra importante para o funcionamento do intestino. Uma dica quanto à utilização do limão é retirar a parte branca de seu interior para evitar o gosto amargo. Sua casca também deve ser utilizada, pois ela contém d-limoneno, uma substância que ajuda na desintoxicação. Apenas garanta que sua utilização seja em quantidades mínimas, para que o suco não adquira um sabor amargo.

As folhas verde-escuras são ricas em clorofila e minerais, nutrientes importantes para o processo de desintoxicação e para a vitalidade e a energia celular. Para a elaboração de 250 a 300 ml de suco, recomenda-se uma folha de couve, de agrião ou de rúcula ou brotos (de alfafa ou de feijão), de preferência orgânicos.

 

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