Tipos de Pele

OLEOSA:

Brilho excessivo, poros obstruídos e tendência à acne são as principais características desse tipo de pele. Mantenha distância de produtos à base de óleo e dê preferência às formulações em gel.

Lembre-se de que pele oleosa não é sinal de pele resistente e hidratada. Por isso, aplique o tônico diariamente para desobstruir os poros e jamais dispense  o hidratante – sempre oil free, ou seja, livre de óleo. Limpe, tonifique e hidrate, mas não exagere! O excesso pode estimular a produção das glândulas sebáceas.

Na escolha do filtro solar, procure as versões com controle de brilho, e, para emergências, mantenha na bolsa ou no carro lenços antioleosidade. Disponíveis em pequenos pacotes, são práticos e resolvem o problema, principalmente naqueles dias escaldantes. Para a maquiagem:

– Adote o pó compacto mineral, que ajuda a eliminar a oleosidade, esqueça, porém, a esponja. Invista num bom pincel: com pouco produto, você obtém um resultado muito mais natural!;

– Se for usar o corretivo, dê preferência às versões secas;

– Evite as sombras cremosas e adote um rímel à prova de água;

– Use blush em pó, nunca cremoso.

MISTA:

É a famosa pele oleosa na região T – testa, nariz e queixo – e seca nas outras áreas. Os cuidados aqui se resumem ao equilíbrio: é preciso evitar produtos muito cremosos ou oleosos para não comprometer a zona T, mas, ao mesmo tempo, não se pode esquecer de hidratar as áreas secas.

Por isso, opte por produtos líquidos, mas leves, como as loções leitosas. Na hora de tonificar, aplique o produto apenas na região T. Aplique o hidratante no rosto todo, mas dê especial atenção às áreas secas, concentrando menos produto na região oleosa.

NORMAL:

Nem oleosa, nem seca, tem textura uniforme. Isso não significa que os cuidados possam ser dispensados.

O sol, a poluição e o uso inadequado de cosméticos também podem danificar esse tipo de pele. Por isso, não abra mão do ritual limpeza, tonificação e hidratação diário. Aparentemente, a maquiagem dura mais nesse tipo de pele, mas não deixe de removê-la antes de dormir.

SENSÍVEL:

Fina e frágil, esse tipo de pele tem mais tendência à irritabilidade e à formação de rugas. Nem sempre é possível detectar com precisão essas características. Por isso, se você desconfia de que possa ter esse tipo de pele, consulte um dermatologista antes de investir em produtos específicos.

De moro geral, a pele sensível é mais intolerante a alguns cosméticos. Use tônicos sem álcool e evite produtos esfoliantes ou abrasivos, capazes de provocar vermelhidão. Para a maquiagem:

– Adote pó facial mineral; isento de produtos químicos, ele diminui as chances de irritação;

– Dispense as fórmulas à prova de água; o solvente que as remove também elimina a oleosidade natural da pele, desprotegendo-a.

SECA:

Fina e sem brilho, está mais sujeita às rugas e descama com facilidade. Fique longe dos produtos oil free e abuse do hidratante. Dispense tônicos com álcool, que ressecam ainda mais a pele. Para a maquiagem:

– Hidrate bem a pele antes de começar qualquer make, por mais básico que seja;

– Produtos cintilantes e iluminadores ajudam a devolver o brilho;

– Use base líquida, sempre com filtro solar.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s