O Que Não Pode Faltar

Quando se pensa em maquiagem, logo vem à mente batons, sombras, rímel e blush deslumbrantes. Para garantir a organização de seus produtos e usá-los em qualquer hora ou lugar, é prático recorrer a uma maleta ou frasqueira apropriada. Existem modelos capazes de armazenar dezenas de itens. Assim, seus produtos vão estar sempre organizados e protegidos. Uma boa frasqueira começa com acessórios simples, básicos, mas que não podem faltar. São eles:

– demaquilante;

– hastes flexíveis, como cotonetes;

– pinça e tesourinha;

– apontador próprio para lápis de maquiagem;

– curvador de cílios;

– lenços de papel;

– pínceis.

DEMAQUILANTE:

Pode parecer estranho começar uma frasqueira de maquiagem justamente com um demaquilante! Mas não se deixe enganar: esse produto não serve apenas para retirar a maquiagem antes de dormir. Na hora de fazer o make, ele é mais do que útil. Se você borrar a máscara para cílios, esqueça a água e o sabonete, principalmente se o cosmético for à prova de água.

Além de mais eficiente, o demaquilante resolve o problema em segundos, sem que você precise refazer toda a maquiagem. Existem vários tipos de demaquilante no mercado; para máscaras à prova de água e batons de longa duração, opte pelos bifásicos; peles secas se dão melhor com as versões leitosas, enquanto as oleosas preferem as fórmulas aquosas ou em gel.

Para aplicar o demaquilante, use esponjas próprias para maquiagem ou algodão.

HASTES FLEXÍVEIS:

Tenha sempre à mão na hora de se maquiar. As hastes flexíveis ajudam nos retoques mais delicados. Basta umedecer a ponta com o demaquilante e, depois, refazer os contornos.

Outra boa função das hastes é remover borrões de batom: aplique um pouco de base líquida na ponta e disfarce o borrão em volta da boca, sem precisar remover todo o batom.

PINÇA E TESOURINHA:

Sobrancelhas mal delineadas arrasam qualquer make. Por isso, jamais dispense a pinça. Existem vários tipos no mercado, mas há três modelos principais:

a reta: é ideal para remover fios médios e longos. Menos precisa, deve ser usada com cautela, para não correr o risco de remover mais fios do que o necessário, provocando uma pequena tragédia;

a diagonal: com lâmina inclinada, é indicada para a remoção de fios médios e curtos, e ainda ajuda a delinear o formato das sobrancelhas;

e a de ponta fina: própria para os fios muito curtos, é bem precisa, arranca pequenos pelinhos, um a um. Se você tem sobrancelhas muito finas e de formato delicado, essa é a melhor opção.

Além da pinça, mantenha na frasqueira uma tesourinha de ponta fina para igualar os pelos na parte superior.

APONTADOR PARA LÁPIS DE MAQUIAGEM:

Lápis mal apontados podem ferir a pele fina das pálpebras ou dos lábios, sem contar que certamente vão lhe render um traço nada bonito. Opte pelos modelos “dois em um”, que também têm apontador para batom em lápis.

E nem pensar em usar apontadores escolares! Apesar da semelhança, eles não foram feitos para apontar materiais com a textura dos lápis de maquiagem. Por isso, em vez de apontar, podem danificar o produto.

CURVADOR DE CÍLIOS:

Também conhecido como curvex, é indispensável para dar volume aos cílios. Apesar do aspecto meio torturante, esse aparelho é capaz de fazer maravilhas, tornando a maquiagem dos olhos deslumbrante. Não tenha medo de experimentar!

LENÇOS DE PAPEL E ALGODÃO:

Acredite: você vai precisar deles quando menos esperar! Os lenços de papel são úteis para:

– remover cosméticos;

– eliminar o brilho extra;

– limpar e higienizar pincéis.

O algodão, que pode ser adquirido em bolas ou discos, é para remover cosméticos e, em geral, mais prático quando se usa o demaquilante.

Para exterminar o brilho excessivo e limpar pincéis, dê preferência aos lenços, pois o algodão tende a soltar fiapos.

PINCÉIS:

Para dar um acabamento perfeito ao seu make, nada como usar pincéis adequados para cada cosmético. Opte por pincéis macios, que não “espetam” e, se possível, invista nos modelos de cerdas naturais. Se existe um item da frasqueira com o qual você não deve economizar, com certeza são os pincéis.

Quanto mais qualidade, maior durabilidade. No entanto, lembre-se de que é preciso cuidar dos pincéis para manter sua vida útil.

Existem produtos específicos para limpar pincéis, mas você também pode usar lenços de papel umedecido em uma solução de água filtrada com sabonete líquido neutro.

Não é necessário higienizar os pincéis sempre que usá-los, mas não deixe de fazer isso pelo menos uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias.

Uma das dúvidas mais comuns no universo da automaquiagem é a diferença entre os pincéis de cerdas naturais e sintéticas. Vou explicar as principais características de cada um deles para você saber a melhor opção de pincel, de acordo com a sua intenção.

CERDAS NATURAIS: pincéis feitos com pelos de marta, texugo, esquilo, entre outros. Geralmente são mais macios e maleáveis e garantem maior leveza durante a aplicação. São pincéis que exigem mais cuidados na limpeza e manutenção.

CERDAS SINTÉTICAS: de náilon ou taklon, estes pincéis geralmente têm fibras mais durinhas, o que garante maior firmeza na aplicação. São mais fáceis de lavar.

DUO-FIBER: combina as duas fibras, a sintética (cerdas brancas), que dá firmeza à aplicação, e a natural (cerdas pretas), que assegura a suavidade na cobertura da maquiagem. É ótimo para uniformizar a aplicação de produtos como bases líquidas, cremosas e em pó.

 

Na maquiagem, cada pincel é adequado para a aplicação de um tipo de produto:

Pincel para base: não deixe de ter. É um coringa. Os maiores funcionam bem nas maçãs do rosto, e os menores, na área dos olhos.

Pincel para pó: escolha um bem fofo, ou seja, com muitas cerdas, para que o produto seja distribuído uniformemente.

Pincel para blush: pouco menor que o pincel para pó, garante cobertura controlada. Se quiser economizar no início, dá para substituir pelo pincel para pó, mas precisa ter cautela, para não exagerar na quantidade.

Pincel para esfumar lápis: ideal para criar aquele olho preto incrível.

Pincel para aplicar sombra: conhecido também como “língua de gato”, garante controle e boa cobertura.

Pincel para delineador: o chinfrado ajuda a aplicar o produto nos cílios superiores.

Pincel duo-fiber: é outro coringa, pode ser usado para aplicar creme disfarce, base líquida, blush cremoso ou em pó.

 

E ainda existem:

– Pincel para corretivo;

– Pincel para aplicar ou esfumar produtos em pó;

– Pincel para iluminador;

– Pincel para esfumar sombras;

– Pincel para aplicar sombra no côncavo dos olhos;

– Pincel para primer de olhos e sombras cremosas;

– Pincel para sombras;

– Pincel para aplicar batom ou gloss; e

– Pincel para delineador líquido.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s